Museu Dom José

O Museu Dom José possui um acervo de quase 5 mil peças, sendo considerado o 5º do Brasil em Arte-Sacra e Decorativa, pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM). É um magnífico painel da história social de Sobral e municípios norte-cearenses.

Possui acervo de coleções raras de meio de transportes, como liteiras e cadeiras de arruar; porcelanas e cristais da Boêmia, Baccarat, Limoges, e louças de Companhia das Índias Ocidentais; pratarias, artesanato regional, arte indígena, peças arqueológicas que suscitam a curiosidade dos estudiosos que buscam sítios da região. Encontramos ainda expressiva coleção de arte-sacra, notadamente imaginária, cálices, oratórios, castiçais e demais objetos de culto que confirmam, por sua variedade e quantidade, o elevado sentimento de religiosidade do povo sobralense. O acervo encerra toda a evolução do Vale do Acaraú; conta-nos a história da iluminação, antes da energia elétrica, a partir de velas de carnaúba até os mais finos lustres de cristal da Boêmia.

O prédio onde está instalado o Museu Dom José, imponente sobrado de estilo luso-brasileiro construído em 1844, tem grande valor arquitetônico, com 57 janelas externas, dispostas ao longo de dois pisos. Conserva até hoje características do estilo "império".

Contato

Contato

Quer fazer parte deste Guia? Entre em contato com a gente.